Piratas de Água Doce

Clique na imagem para aumentar

Há muitas formas de financiamento das coisas públicas. Quando pensamos nisso a primeira coisa que nos ocorre são os impostos e coisas como as portagens das SCUTS ou similares.

Há para além disto toda uma gama de taxas que nos são aplicadas de formas mais ou menos encobertas que muitas vezes nos passam completamente ao lado.

Na factura da EPAL de Novembro passado é referido que o custo da água consumida foi de 91 cêntimos, no entanto o valor final da factura foi de 8.19 EUROS, ou seja, em taxas, quotas de serviço, pagamento para saneamento e impostos paguei neste mês exactamente 900% do valor do bem consumido.


Podemos aventar que o valor cobrado é de facto o valor devido e que por razões políticas não é possível cobrar o justo valor. Os valores na factura seriam soluções de compromisso para conseguir facturar aos cidadãos sem de facto aumentar o preço da água. Julgo que este argumento não colhe, dado que uma grande parte do valor facturado é feito em nome de terceiros.

O facto de parte da facturação ser feita a favor de terceiros leva-nos a outro grande problema, eu estou a pagar algo, ainda por cima a terceiros (com quem eu julgo não ter qualquer tipo de contrato) mas não me é explicado quem são esses terceiros, nem como vai ser aplicado o dinheiro. É pois qualquer coisa que está a ser cobrada às escondidas (tal e qual como actuam os ladrões). Por ser algo feito às escondidas, deixa de haver responsabilização dos receptores destas verbas. Por serem valores pequenos, ninguém reclama.

Toda esta ligeireza com que se pede dinheiro aos cidadãos é um autentico assalto dado que a água é um bem essencial do qual ninguém pode prescindir. Mostra também o desprezo das classes dirigentes pelo cidadão comum. E se calhar até têm razão, dado que a esmagadora maioria das pessoas aceita todas estas iniquidades como algo natural.

O mínimo que se poderia exigir é uma descrição detalhada dos destinatários destas verbas e a forma como estas vão ser aplicadas.

Anúncios

One thought on “Piratas de Água Doce

  1. De cada vez que olho para a minha factura da água, benzo-me (mas com água benta, que fica mais barato).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s