Estamos a ser lixados pelos bancos

No dia 6 de Junho, saiu um artigo na Bloomberg que confirma, preto no branco, que as ajudas dadas aos PIIGS não são mais do que artimanhas para sustentar os sistemas financeiros dos próprios PIIGS e do resto da Europa. Notem que este tipo de confirmação, para os que não estão muito dentro destes assuntos, é uma situação é inédita. Há uns meses atrás era absolutamente impensável um artigo como este sair na Bloomberg (em blogs e na imprensa “alternativa” já se conhece esta situação há anos, mesmo deste antes da crise).

Este artigo quer dizer por um lado que estamos de facto é a salvar os bancos da europa central e por outro, nas entrelinhas, começa-se a admitir que o sistema não tem capacidade de se regenerar desta crise. A saída passa então a ser a bancarrota.

Em crises semelhantes o que costuma acontecer é que se tenta tudo por tudo a recuperação da economia. Isto faz-se à conta do estado e este sustenta os seus esforços nos cidadãos. As medidas aplicadas levam à destruição ainda mais completa da economia, das poupanças e do próprio trabalho, gerando-se desta forma miséria e sofrimento.

No fim disto tudo assiste-se a um efeito ainda mais perverso que é a passagem dos activos dos cidadãos para quem tiver o controlo do capital (os bancos). Por exemplo na Grande Depressão (que depois da crise actual vai ter de arranjar novo nome), vastas áreas cultivadas passaram para o controlo directo dos bancos transformando os agricultores em simples rendeiros, por exemplo (nas Vinhas da Ira de John Steinbeck é ilustrado esse processo).

A perversidade desta situação está no facto da crise ter sido provocada pelos bancos e no fim vamos ter o despojamento das pessoas em favor desses mesmos bancos. Isto já está a acontecer na Grécia. Por exemplo, no dia 2 de Junho, anunciava-se que a Grécia prossegue com o seu programa de privatizações, vendendo na pior altura possível os seus activos, que rapidamente estão a ser absorvidos por quem dispõe de capital.

No The Guardian, a propósito da conferência Bildergerg deste ano, perguntavam de forma sarcástica o seguinte:

The last thing a bunch of bank bosses and multinational executives wants is for the nation-states of Europe to collapse, allowing their assets to be bought up on the cheap. Right? [The Guardian]

Alguma coisa está mal nesta fotografia.

Anúncios

2 thoughts on “Estamos a ser lixados pelos bancos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s