RTP1 – Edição Especial – As Cobaias

Quinhentas e sete crianças, da Casa Pia, foram utilizadas como cobaias num estudo para determinar os efeitos neurocomportamentais da utilização de amálgamas contendo mercúrio nos dentes. Não deixe de ver esta reportagem.

Anúncios

10 thoughts on “RTP1 – Edição Especial – As Cobaias

  1. Muito sugestivo. E eu que pensava que essas coisas apenas “poderiam ter acontecido” durante a 2ª República…? Mas compreende-se, os EUA desde há setenta anos que fazem girar a sua propaganda urbi et orbi em torno dos malefícios do nacional-socialismo e do sistema soviético. Sem dúvida alguma, as experiências com cobaias humanas são sempre a peça central do festival de horror. Aliás, o próprio sistema da solução final, cada vez mais encontra algumas similitudes no “resolver do problema índio” na segunda metade do século XIX. Até o número 6 milhões é idêntico.

    Esperemos que o “Portugal ridente de Abril” faça marcha atrás e leve à barra dos Tribunais as doutas sapiências da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa.

    Claro que nada se passará. É só fumaça…

    • O relvas das selvas estava feliz nas selvas do relvas cunhas jámé em disse:

      Nã ofender o mano Alexandre que o mano zé Castro Caldas dá-lhe tautau….

      6 milhões de índios só? em 30 milhões de km2 dá só 1 hindu por 5 kilometrada quadrada

      em 100 anos é pouco ….só em mexicali mataram os franceeses isso nuns anos de ocupação e os americanos desde 1848 já devem ter dado cabo do dobro…

  2. O relvas das selvas estava feliz nas selvas do relvas cunhas jámé em disse:

    dantes era a perseguição aos maçons e AGORA aos Castro Caldas?
    bolas estas caças a bruxas do FMI
    ao menos os castro caldas pagam impostos nã sã como os castro caldas gregos….

  3. Pingback: A experiência na Casa Pia e os viciados em indignação « O Insurgente

  4. Esta reportagem é uma vergonha! Conheço algumas reportagens que defendem a existência de ovnis, com mais credibilidade cientifica que esta! Então, o dentista que fala sobre as amálgamas, incógnito….é de rir!!!

    • Concordo consigo, a reportagem podia ser melhor, passava muito bem sem o sensacionalismo e ganhava muito se apresentasse alguma consequência concreta.

      No entanto os testes realizados em humanos, especialmente em crianças, deveriam ser qualquer coisa de excepcional. O estado, sendo responsável directo pelas crianças que acolhe na Casa Pia, deveria ser extremamente cauteloso ao autorizar que fossem utilizadas como objecto de testes e mesmo assim, apenas para casos muitíssimo importantes. Incomoda-me a aparente ligeireza com que isto foi feito.

  5. Mais um facto que atiça o meu fascínio pela ignorância.
    Se é para fazer jornalismo de excelência, que façam pesquisas como deve ser. Não é porque vem não sei quem dos EUA a AFIRMAR meia dúzia de parvoices que se faz um trabalho destes, cheio de mentiras (e talvez 2 ou 3 meias verdades), com uma completa distorção dos factos. E o pior, com um impacto gigante, sem provas científicas.
    Ao menos que a jornalista tivesse sido um pouco mais profissional e fizesse um trabalho de pesquisa antes de expor um “trabalho” destes.
    Defendia muito o jornalismo da RTP, mas isto é simplesmente… UMA VERGONHA!

  6. Pingback: A experiência na Casa Pia e os viciados em indignação |

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s