Compilação dos confrontos em Lisboa

As imagens televisivas mostraram o rasto que o confrontos de ontem deixaram na zona do Chiado, na Baixa lisboeta. Quem assistiu de perto aos acontecimentos, porém, falou ao SOL em «provocações constantes» aos agentes da PSP, que acabariam por intervir contra alguns manifestantes. [Sol 2012-03-23]

É exactamente para evitar estas situação que, supostamente, os polícias são profissionais. Isto é, deviam manter a cabeça fria e acima de tudo não podem bater indiscriminadamente em pessoas inocentes. Não foi isso que aconteceu.


 

Por outro lado, não podemos dizer que os polícias perderam a cabeça. Isso é muito mau. Isto é mau porque indica que a polícia se limitou a fazer aquilo para o que está treinada, isto é, reprimir, amedrontar, castigar, em vez de proteger as pessoas, a propriedade e a eles próprios. Note-se bem, devem proteger as pessoas até delas mesmo.

A conclusão que tiro é que estes tipos são filhosdeputa a defender interesses que não são os dos cidadãos. Ainda por cima são filhosdeputa pouco inteligentes, porque o que fazem até é mau para eles. São filhosdeputa em todo o caso.

Pode encontrar um apanhado com as notícias sobre as agressões e as posições de responsáveis políticos e polícia no tretas.org.

Anúncios

7 thoughts on “Compilação dos confrontos em Lisboa

  1. Está na hora da CGTP optar pela unidade que apregoa ou pelo sectarismo que tantas vezes pratica
    A carga policial no Chiado não pode servir para rasurar o episódio lamentável que ontem ocorreu em S. Bento. A tentativa de impedir a entrada na praça de manifestantes dos movimentos sociais e a agressão a activistas dos Precários Inflexíveis, perpetrada pelo serviço de apoio/segurança da CGTP, são factos demasiado graves para que sejam silenciados.
    Durante muito tempo (anos, décadas….) participámos em manifestações espartilhadas e controladas pela máquina da CGTP, ignorando provocações e simulando uma inexistente unidade na luta.
    Durante muito tempo (anos, décadas….) percorremos lado a lado avenidas e ruas, enchemos praças, fingindo não perceber quão indesejada era a nossa presença.
    Durante muito tempo (anos, décadas….) aceitámos palavras de ordem estafadas, participando em protestos inócuos e pré-formatados que a direita se compraz elogiar nos serões televisivos.
    Durante muito tempo (anos, décadas….) fingimos ignorar o sectarismo de alguns sectores da CGTP, calando, engolindo, achando que um dia seria diferente…
    Mas esse dia diferente, tal como ontem ficou demonstrado, teima em não chegar.

    Após a vergonhosa acção do seu serviço de apoio/segurança na manifestação de ontem, e apesar de Arménio Carlos ter já lamentado o sucedido, será conveniente que os dirigentes da CGTP demonstrem claramente se optam pela unidade que apregoam ou pelo sectarismo que há tanto tempo praticam (anos, décadas….).

    Nós sabemos de que lado estamos e quem é o inimigo. Esperamos que a CGTP também o saiba.

    Publicada por Reviralhos em Sexta-feira, Março 23, 2012 0 comentários

  2. Caro Reviralhos não podemos culpar a CGTP pelos actos covardes e fascistas a que assistimos acima. Os policias carregaram sobre todos os que lhes apareciam à frente. Quem deu a ordem para o fazerem foi o (des) governo fascista que nos governa e que depois vem para a comunicação social dizer que a greve e a manifestação são direitos do povo. Afinal quem são os culpados do que ocorreu ontem? Se formos um pouco atrás, começamos pelo povo português que os elegeu, se continuarmos para a frente é o povo português que a tudo se tem submetido, ou estou errada? A CGTP mal ou bem (não discuto isto), ainda tem sido das poucas instituições que servem de barreira/tranca entre o mal total e o mal menor, senão vejamos o exemplo da UGT, que a tudo se vende e se submete, arrastando com eles os trabalhadores deste país.
    O que vimos nestas imagens é o 24 de Abril de 1974, sem mudar uma virgula. E já agora, lembra-se de 1962, das manifestações estudantis, das prisões e da repressão? Vê alguma diferença nas imagens? A CGTP ainda faz alguma coisa e desculpe a franqueza mas muito pior estaríamos se eles não existissem.

  3. HÁ SEMPRE GENTE QUE GOSTA DE ALUNOS BEM COMPORTADOS, MESMO NA CONTESTAÇÃO SOCIAL…
    OS OUTROS QUE VÃO PARA A SIBÉRIA!

  4. Isto é assim, enquanto os putos das claques de futebol e dos bairros a volta de Lisboa não se juntarem, vai ser sempre a levar na tromba. Quando esses vierem, muda a situação, e passa a ser como foi o ano passado em Londres (e não só) e Paris em 2007/08 (se não estou em erro em relação a data). Até lá, aguentem-se! Também digo-vos já, a PSP é a bófia mais desorganizada que já vi e só é pena que em portugal se vá para as manifs de maos abanar, porque os chibos metem-se mesmo a jeito! . Nunca na vida a bófia inglesa respondia da maneira vista aqui, basta aliás ver imagens dos riots do ano passado para constatar o que estou a dizer.

  5. O sr Helder deve pertencer ao clube dos que abrem a boca para falar do que não sabem e para se afirmarem tem necessidade de utilizar a linguagem insultuosa. Que feio, devia ter vergonha! será que se lhe retribuisse a si o “filhodeputa” tb acharia graça ou ai teria o devido enquadramento juridico penal?
    Tenha cuidado, não vá um dia precisar destes “filhodeputa” …
    Muitos como o sr confundem liberdade de expressão com libertinagem de expressão!
    E não sou policia!
    Cresça e aprenda pode ser que um dia chegue lá.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s