Não entendo a vossa admiração

A propósito deste post.

A verdade é que o PS/D desde à 30 anos que temos a despesa a subir. Não interessa qual é a cor do governo, não interessa a situação económica do país, a despesa sempre a subir e, como vocês repararam, as justificações de ambos os lados são exactamente as mesmas (afinal de contas, as políticas tb não são assim tão diferentes).

Só a título de exemplo:

  • Défice – desde 1996 até agora, 7 governos, o défice apenas esteve por breves instantes abaixo dos 3% para justificar a nossa entrada no Euro, e mesmo assim à custa de privatizações e outras receitas extraordinárias – parece que não mentimos como os gregos mas para mim não deixa de ser uma fraude (a que o burocratas de Bruxelas também fecharam os olhos);
  • Dívida – Sempre a subir, desde 1980 até agora;

Isto do lado público. Do lado privado a situação sempre foi, também insustentável:

Podia agora ir à procura do endividamento público ao exterior, que andava nos 90% do PIB no fim de 2010, e do privado que andava nos 260% do PIB, na mesma altura. Isto ao mesmo tempo que desaparecem os activos para privatizar, as remessas dos emigrantes diminuem e equilibram-se com as dos imigrantes , as transferências da UE diminuem, preço do petróleo aumenta, taxas de juro aumentam, etc. Tudo isto não aconteceu subitamente mas sim ao longo de 30 anos, com tendências perfeitamente definidas e com o governo a ser alternadamente ocupado pelo PS/D.

Não há razão para nos admirarmos. Os sinais são tantos, tão claros, e ao longo de tantos anos que, na minha opinião não se trata apenas de termos políticos incompetentes, trata-se de termos criminosos à frente do destino do país que deveriam, por uma questão moral, ser presos.

Para acabar, notem que isto não é um caso de futurologia após o facto, houve ao longo dos anos muitas vozes, perfeitamente insuspeitas, que apontaram todos estes factos e mais alguns.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s