Porque é a electricidade tão cara?

Se lhe disser que as barragens vão gastar mais energia do que produzir, acredita? Quem paga as barragens? E quem ganha com a conta da electricidade?

Neste programa pode ficar a ver como funcionam as chamadas “rendas da energia”. Portugal é o país das rendas garantidas, dos monopólios apadrinhados pelo estado, é assim desde há muito.


 

Este é um trabalho da TVI, foi emitido ontem no Jornal da Noite:

Repórter TVI – «Facturas de Betão»

  • Reportagem do jornalista Carlos Enes
  • Imagem de Carlos Carvalho
  • Montagem de Miguel Freitas

Temos acompanhado este assunto com muita atenção no Aventar, clique nas tags para encontrar mais artigos relacionados. Se não tiver paciência para ler todos os posts, não deixe de ver pelo menos:

Anúncios

8 thoughts on “Porque é a electricidade tão cara?

  1. de uma conta de 20 euros que gastava há anos e durante anos passei de repente para mais de 300 (2012) – reclamei e ainda não obtive resposta (e guardo facturas antigas) e continuo a usar a electricidade de sempre com lâmpadas normais de 60 Watts – uma de cada vez – ou gastarei mesmo menos (esqueci TV) – vá-se lá saber porquê – e andei por aí um ano feita parva para não destruirem o Vale do Tua (UNESCO) com uma barragem EDP para acrescentar à produçao de energia electrica ++ 0.1%, para não falar nos milhões de euros que foram necessários para destruir o último val selvagem da Europa(dai ser unesco) além de terem morrido trabalhadores com desabamento de pedras soltas com a dinamit, para ajudar a destruri a montanha para o sr Valva ?? nem decore nunca tal nome – nem quero- fazer o que faz e sempre ri

  2. Pingback: Porque é a electricidade tão cara? | Máquina Semiótica

  3. Um bom documento da TVI. Mereceria ser seguido por um outro desenvolvendo melhor a questão ‘Porque é que o Governo não suspende o Plano Nacional de Barragens?
    Uma das respostas poderá ser o de se querer saciar o apetite dos investidores em alojamentos turísticos a construir nas albufeiras.
    A alternativa?
    Sem dúvida que o reforço em potência das centrais em funcionamento.

    Antero Leite

  4. alguns comentários que recebi

    Com esta excelente reportagem do Carlos Enes, em que os entrevistados, comprometidos, meteram os pés pelas mãos, ficámos a saber o que já desconfiávamos:

    1. A contribuição deste PNB para a produção eléctrica nacional é nula. Pode até ser negativa!
    2. O Governo fez mais uma negociata em que, por uns trocos, autorizou um projecto que satisfaz o grupo do betão e a EDP e alguém leva umas luvas no meio de tudo isto.
    3. O projecto foi feito por amadores, de gabinete, que desconhecem a realidade!
    4. A necessidade de aproveitar a energia excedentária das eólicas (outro sorvedouro de dinheiro do contribuinte pago nas facturas da EDP), com que se pretende justificar a construção destas barragens, também já se sabia que podia ser feita em adaptações nas existentes, com muito menores custos, mas com muito menores luvas.
    5. Trás-os-Montes, o território mais penalizado com barragens, vai ficar estraçalhado com a destruição de dois dos seus mais importantes rios: o selvagem Sabor e o maravilhoso Tua.
    6. No final vamos todos pagar mais 10% da energia durante muitos e maus anos.
    7. Portugal vai ficar mais feio.

    São sete verdades semelhantes aos sete pecados capitais.

    Abraço e respeitos ao Carlos Enes e equipa e ao MCLT

    ……………….

    Convém que fique!Hoje foi repetido às 14h no jornal da tarde.Já não há desculpas, já «toda» a gente sabe!Acabemos com a vergonha!

    …………………

    julgo que o saldo final desta reportagem foi francamente positivo.
    O pivô levou aquela canalha ao tapete .
    Pena que o País esteja mais virado para as telenovelas

    ……….

    Muitas coisas foram esclarecidas (não pela EDP) mas fiquei com pena que não se tivesse realçado a cumplicidade que vai nestas coisas entre o «poder» e certos interesses empresariais. Há legitimidade para cada um governar a sua vida, mas não à custa dos bens (e do bolso) dos cidadãos e dos interesses estratégicos do País.
    Barragens, eólicas e painéis dão de ganhara a muita gente, mas continuamos de tanga e a pagar!

    ….

    e muitos, muitos outros

    obrigado a todos os que se preocuparam e tiveram a coragem de afrontar a falta de vergonha dos nossos governantes ,em quem ingénuamente confiamos e dos interesses instalados sem o minimo de escrupulos .

    mario carvalho

  5. Quando é que vem um raio que parta todos estes trafulhas oportunistas sugadores?

  6. O mundo ao contrario depois de ver o jornal da tvi sobre as novas barragens ,acabei por compreender que tanto aos jornalistas como alguns intrevistados falam todos com posições politicas de direita .Não faz sentido tais comentarios dizendo que não gastamos petroleo para fazer energia eletrica mas sim o gáz ! E então o dito gaz é produzido onde talvez na assembleia nacional ou na casa dos novos ministros ? ok e assim é gratuito não é preciso importá-lo …grande camada de burros .CAROS portugueses abram os olhos e as orelhas e fiquem a saber que portugal deve fazer novas barragens e pensar que hoje importamos muita energia e as energias tais como o gaz e petroleos mais cedo ou mais tarde acabam por ter fim e depois andamos sempre atraz da carroça.O SR SOCRATES fez algumas coisas mal ,alias como todos fazem ,mas nas novas energias ele estava no bom caminho e podendo assim deixar portugal com uma autonomía energetíca e uma grande reserva de agua para prever um futuro de reserva de aguas para poder desenvolver a agricultura de regadío e talvez assim quando vamos ao supermercado possámos encontrar legumes nacionais e nao vindos de espanha ,marrocos ,frança etc etc .SOMENTES QUERO DIZER ESTAS COISAS COMENTADAS POR ESTES MENINOS BONITOS QUE NÂO TÊM NADA DE CONHECIMENTO DA NATUREZA ,FAZEM COMENTÁRIOS DESTES PARA CORTAR NA PELE DA EDP E DO ANTIGO GOVERNO .MAS ISTO NÃO È SINCERO, MAS SIM MUITO FALSO AQUI ESTÃO EM JOGO OS PODERES POLITICOS AGORA VEJAM SÓ JA LA VAI UM ANO E VEJAM QUAIS OS RESULTADOS DESRES CAQNALHAS E IMCOMPETENTES ATRASADOS GOVERNANTES

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s