Leilão de Quarta

Cassandra

Na próxima quarta-feira vamos pedinchar mais 1250 milhões de euros, se tivermos sorte.

Vai ser necessária sorte porque o juro que nos está a ser imposto já é quase insustentável, se aumentar muito não conseguiremos comprar todo o dinheiro que queremos.

Se não obtemos o dinheiro que queremos, ficamos impossibilitados de fazer mais estradas, aeroportos ou TGVs, as remodelações de interiores nos gabinetes ministeriais ficam limitadas às requisições de obras de arte aos museus nacionais, os motoristas deixam de puder estar “on-call” vinte e quatro horas por dia (quem irá levar os putos à escola!?), vai ficar complicado encomendar cinquenta estudos a empresas de amigos por cada decisão a tomar, os militares ficam sem brinquedos novos, a PSP deixa de puder comprar blindados para cenários de guerrilha, e por aí adiante até à náusea (para reforçar a ideia, não deixem de ler isto).

Também vai ser extremamente difícil salvar mais bancos como o BPP (ou melhor como o JP Morgan), ou como o BPN, ou na realidade como todos os outros bancos que em conjunto absorveram dois terços da suposta ajuda anti-crise.

Os títulos portugueses são cada vez menos interessantes (ao contrário do que diz o governo). Até especular com a divida portuguesa é mais difícil a cada dia que passa. O Banco Nacional da Suíça deixou de aceitar os nossos títulos como garantia, isto quer dizer que quem comprar estes títulos fica com o seu dinheiro imobilizado. Isso não pode ser, nestes negócios parar é literalmente morrer (já tinha acontecido o mesmo com a Irlanda e há mais tempo com a Grécia). Talvez isto tenha sido o factor que levou a Alemanha e a França reforçarem a sua luta desesperada para salvar os seus próprios bancos tão insolventes como todos os outros (observe-se por exemplo o nível de alavancagem dos bancos):

(Clique na imagem para ampliar)

Juntando todos estes factores é fácil de concluir que na quarta-feira os juros vão aumentar e muito. O governo está a tentar negociar a venda de dívida directamente com os chineses (sem ser em mercado aberto), não sei se prefiro os chineses como donos da nossa dívida ou o FMI, mas parece-me que a um ou a outro rapidamente estaremos submetidos.

Para finalizar quero apenas reforçar que a culpa disto tudo não é dos diabólicos mercados. Estes limitam-se a seguir as suas regras que são muito simples e que quase se podem resumir a: fazer mais dinheiro por todos os meios possíveis.

A culpa é claramente dos portugueses que nos últimos trinta e sete anos toleraram que o país fosse governado pelo bando de incapazes que todos conhecemos. Notem por favor que mesmo antes de 74 a situação não era melhor, simplesmente nessa altura os portugueses não podiam escolher o seu próprio governo.

Anúncios

One thought on “Leilão de Quarta

  1. Pingback: Tweets that mention Leilão de Quarta | Aventar -- Topsy.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s