Noites no Observatório – Sessão Apocalíptica

quivertrees_breuer_960

Imagem roubada daqui, visite o blog do fotógrafo!

No próximo dia 21 de Dezembro de 2012, o Observatório Astronómico de Lisboa realizará a última sessão do ano de 2012 de as “Noites no Observatório”.

Maias 2012: O Fim dos Tempos?
(Palestra proferida pelo Prof. Doutor Rui Agostinho)

Nos últimos anos têm-se propagado notícias de um fim do mundo em 21 de dezembro de 2012, argumentos esses que são baseados em interpretações incorrectas da cultura Maia. O seu impacto é manifestado nas publicações de índole genérica, sentido pelo público mais suscetível e, mais preocupante ainda, nos jovens e diversa população escolar.

No contexto cultural científico da sociedade moderna, a transmissão destas interpretações só se torna eficiente quando associada a fenómenos cientificamente comprovados, de modo a atribuir-lhes alguma credibilidade. Por isso, os advogados do “Fim do Mundo”, argumentam que no final de 2012 ocorrerá uma panóplia de fenómenos astrofísicos e terrestres, todos eles com “ligações óbvias” à cultura Maia. Curiosamente argumenta-se que alguns foram estudados ou previstos pelo povo Maia, apesar de apenas terem sido descobertos no último século.

Nesta palestra serão abordados diversos fenómenos astrofísicos que usualmente são apresentados como prova evidente da “catástrofe eminente de 2012”, mostrando-se que não passam de interpretações infundadas e que estão mesmo erradas.


Aconselha-se o uso de roupa confortável e quente, visto que as observações têm lugar no exterior.

O acesso à actividade é livre mas carece de uma inscrição prévia pois, por motivos logísticos, existe um número máximo de participantes. Mais informações a seguir ao corte.


 

A iniciativa “Noites no Observatório”, de frequência mensal, tem vindo a decorrer desde o ano de 2010 e tem como primo objectivo proporcionar ao público um contacto próximo com a Astronomia e dar a conhecer o riquíssimo património histórico, arquitectural e instrumental, da Astronomia portuguesa e mundial nos séculos XIX e XX.

Em cada sessão de “Noites no Observatório” realizar-se-ão:

  • Visita guiada ao edifício museológico do Observatório
  • Palestra de divulgação (com tema a anunciar a cada sessão)
  • Observações com telescópio

ATENÇÂO: Excepcionalmente, a sessão deste mês será realizada no dia 21 de Dezembro (sexta-feira) em vez do habitual último sábado do mês.

As observações decorrerão em contínuo ao longo da noite e estão sujeitas às condições meteorológicas.

Independentemente destas, a palestra será sempre realizada e tem uma duração aproximada de 60 minutos. A sessão de dia 21 de Dezembro terá início às 21:30 com a palestra. Este mês, a visita guiada ao edifício museológico do Observatório não será realizada. O OAL abrirá as suas portas às 21:00.

ATENÇÃO: Embora a actividade seja gratuita, é possível que o Instituto Superior de Agronomia cobre uma taxa de acesso aos veículos automóveis (1,5 eur). O acesso ao OAL faz-se pelo portão da Calçada da Tapada, em frente ao Instituto Superior de Agronomia.

ATENÇÃO: Devido à crescente procura das nossas actividades e ao facto de existirem desistências sem aviso prévio, será solicitada por email a confirmação das inscrições. A ausência de resposta (48 horas após a recepção do pedido de confirmação) será tomada como uma desistência, sendo cancelada a inscrição. Por este motivo solicitamos que esteja atento à sua caixa de correio electrónico no início da semana de 17 de Dezembro, ou antes, caso o número de vagas seja preenchido na totalidade até à data referida.

A inscrição é efectuada online nesta página:

Como existe um número máximo de participantes, se após a inscrição verificar que não lhe é possível comparecer, por favor anule a inscrição nesta página:

A entrada na Tapada da Ajuda faz-se pelo portão da Calçada da Tapada, em frente ao Instituto Superior de Agronomia.


Este post é uma colagem da newsleter do Observatório Astronómico de Lisboa, se quiser estar informado das actividades lá realizadas, não deixe de a subscrever, basta enviar uma mensagem, vazia para o endereço:

astronovas-subscribe@oal.ul.pt

Anúncios

2 thoughts on “Noites no Observatório – Sessão Apocalíptica

  1. Pelo sim pelo não, o Observatório disponibilizará a presença de vários sacerdotes a fim de, a quem queira, lhe ser ministrada a extrema unção. Pelo sim, pelo não.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s