Que energia usamos?

Existe uma representação muito interessante dos fluxos de energia que torna imediatamente evidente a origem e utilização da energia, bem como as perdas associadas. O Lawrence Livermore National Laboratory disponibiliza um desses gráficos para os EUA:


Fluxos de energia EUA 2009Clicar na imagem para aumentar

As unidades utilizadas são o ‘quad‘ que equivale aproximadamente a 293 071 000 000 Kilowatt-hora (kWh).

Há dois aspectos muito interessantes neste gráfico, em primeiro lugar destaco a proporção mínima que representam as energias renováveis, para o caso dos EUA quase que podem ser consideradas negligenciáveis. O outro aspecto é a quantidade de energia não aproveitada que representa cerca de 58% do total.

Em Portugal a situação é um pouco melhor em termos de renováveis:


Consumo de Energia Primária - Portugal

Mas mesmo assim estamos absolutamente dependentes dos combustíveis fósseis. Esta situação preocupa-me de sobremaneira. Notem também que só produzimos cerca de 18% da nossa energia, tudo o resto é importado. Mesmo na parcela das renováveis há uma componente que é importada.

Esta situação, tanto a nível global como ilustrado para o caso dos EUA como a nível nacional, não é sustentável a longo prazo.

Por um lado interrogo-me como poderemos ter alguma chance de sair da crise económica em que nos encontramos com preços do petróleo consistentemente acima do 80 USD/Barril. Por outro lado estamos longe de ter os recursos económicos necessários para implementar um plano de abandono da energia baseada em combustíveis fósseis. O que fazer?

Podemos é claro explorar o maior filão energético que é o da conservação, mas mesmo nessa frente os passos que estamos a dar parecem-me tímidos e incertos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s